Rio fecha 2024 com cerca de 1,5 milhão de estrangeiros; meta é ter mais voos em 2025
Entrevistamos Dani Maia, secretária municipal de Turismo do Rio de Janeiro, durante a Fitur 2025
MADRI - Porta de entrada de turistas a lazer, a cidade do Rio de Janeiro fechou 2024 com cerca de 1,5 milhão de visitantes estrangeiros. Embora o destino praticamente se promova sozinho, por todos seus atrativos e encantos, a Secretaria Municipal de Turismo está sempre por trás com estratégias assertivas para incrementar os números.
É o caso da Fitur 2025, uma das maiores feiras de Turismo do Brasil, em que participa a secretária de Turismo da cidade do Rio de Janeiro, Dani Maia. Em entrevista ao Portal PANROTAS, os resultados colhidos hoje vêm de uma construção de anos em promover a cidade para os turistas.
"A cidade do Rio é a porta de entrada do Brasil. Isso vem de anos de construção e seguimos avançando nesta capacidade de bem receber os turistas, com toda a infraestrutura, com todos os investimentos em aviação, com a chegada de cada vez mais cruzeiros, entre outros fatores. É bom frisar que a cidade não é só samba, carnaval e praias maravilhosas, muito pelo contrário. Temos diversos encantos, principalmente a alegria do carioca."
Dani Maia, secretária municipal de Turismo do Rio de Janeiro
Segundo ela, enquanto o mundo sofre com guerras, problemas macroeconômicos, estresse, burnout, entre outros fatores, o Rio tem presenciado a alegria dos turistas. "Aqui, todos se sentem felizes, querem vir, voltar e trazer a família toda. Visitar o Rio é ter uma experiênciua completa de arte, cultura, esporte e acolhimento da magia carioca", complementou Dani Maia.
Sobre a conectividade aérea, a secretária ainda destacou o equilíbrio encontrado entre os aeroportos de Santos Dumont e Galeão. Segundo ela, antes da resolução deste problema, era quase uma gincana chegar no Rio de Janeiro, com todas as suas conexões. Hoje, o Galeão opera com muito mais capacidade.
"O Santos Dumont é um charme de aeroporto e segue cumprindo sua função. Mas antes estava super lotado, enquanto o Galeão seguia subaproveitado e hoje tem capacidade para receber muito mais voos. Agora, o investimento continua em um fundo criado para angariarmos novos voos. O Rio de Janeiro segue neste processo de avançar na conectividade aérea"
Dani Maia, secretária municipal de Turismo do Rio de Janeiro
A PANROTAS é media partner da Fitur e viaja com proteção Intermac Assistance.